quarta-feira, 31 de março de 2010

Exemplos de Jogos de Linguagem

EXEMPLOS DE JOGOS DE LINGUAGEM


PERGUNTAS INDISCRETAS:

Entrega-se uma folha para cada pessoa do grupo.
 Cada um completa a seguinte pergunta: “ QUE VOCE FARIA SE...”
 Em seguida o animador recolhe distribui novamente sem saber para quem
 Cada um responde no verso da folha “O QUE FARIA SE...” trocando em seguida com outro colega
 Um lê a pergunta que está no seu papel e o que esta á direita lê a resposta do seu próprio papel provocando incoincidencias;
 A brincadeira continua sucessivamente até todos terem lido a pergunta e respondido a ela.



OS QUATROS CANTOS DA SALA

 Pede-se que duas pessoas voluntárias, retirem-se da sala até que se explica a brincadeira;
 O animador explica ao grupo:
a) que é preciso encontrar uma figura imaginária a cada canto da sala;
b) a brincadeira será tanto mais divertida quanto mais engraçada ou exóticas forem as figuras imaginárias para cada canto. Por exemplo: num canto sala o grupo imagina que há soda caustica: num outro, um gambá; num outro, estrume de vaca, e, num outro, um escorpião;
c) e encarrega-se uma pessoa para anotar as figuras imaginárias em cada canto, e as respostas que serão dadas pelos voluntários, assim que retornarem à sala;
 chamam-se os voluntários à sala, e o animador explica-lhes que o grupo imaginou uma figura em cada canto da sala. Os voluntários são convidados, um a um, a dizer para o grupo o que fariam com cada figura imaginária, e a pessoa do grupo encarregada de arrumar as respostas registrá-lás para serem lidas no final.
 a brincadeira será tanto mais engraçada quanto mais forem engraçadas as figuras imaginárias inventadas pelo grupo. Assim, por exemplo, se alguém disse que presenteará, ou dará de comer, uma figura imaginária acima, mais gargalhadas explodirão na sala.


A LETRA FATAL

O animador começa dizendo uma letra;
O seguinte acrescenta outra e assim sucessivamente;
Sai do grupo aquele que acrescentar uma letra formando uma palavra conhecida;
Por exemplo; a-m-iz-a-d, aproxima letra formará palavra e, quem acrescentar, perderá;
Qualquer um pode dizer impugno ao colega anterior quando achar que este, para fugir à lera fatal, acrescentar uma letra que não leva a nenhuma palavra;
O exercício continua enquanto houver interesse;



A VIAGEM DA TITIA

 o animador começa “Mia tia veio da América e trouxe um rádio...”
 O seguinte diz: “Minha tia veio da América e trouxe um rádio e um livro”
 O seguinte diz:: “Minha tia veio da América e trouxe um rádio e um livro e um cavalo”
 Assim, sucessivamente até que alguém esqueça e altere a seqüência, caso em que sairá do grupo;


RESPOSTA SOCRÁTICA

 O animador aborda uma pessoa do grupo e pede-lhe que responda às perguntas com palavras que comessem com qualquer letra a ser indicada pelo animador;
 João: resposta com a letra R
 Seu nome: Ricardo;
 Profissão: radialista;
 Donde vem: Rio;
 Para onde vai: Ribeirão
Qualquer hesitação na resposta, que deverá ser expontanea, ou resposta errada exclui o individuo do grupo.

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