quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

COM TODAS AS LETRAS - FERREIRO, Emília

Com todas as letras


Emília Ferreiro



Aspectos Qualitativos da alfabetização:



 Banco Mundial, Neba: o sucesso dos objetivos da alfabetização depende da superação de umas visão técnica.

 Crianças se alfabetizam com mais facilidade do que os adultos.



Objetivos da alfabetização inicial:

 Compreender as funções da língua escrita na sociedade;

Para as crianças que não participam de atos de leitura e escrita em suas casas, a escola tem por obrigação proporcionar tais oportunidades. Se não o fizer, estará discriminando. Saber para que serve a escrita na sociedade é a informação mais importante para uma criança em fase de alfabetização inicial.







A língua escrita como objeto da aprendizagem



A escrita é importante na escola porque é importante fora da escola, e não o inverso.

O respeito pela forma se põe diante de qualquer intenção de interpretar o conteúdo.



Para uma alfabetização de melhor qualidade:





 Compreensão do sistema alfabético de escrita;

 Compreensão das funções sociais da escrita;

 Leitura compreensiva de textos

 Produção de textos respeitando os modos de organização desses diferentes registros (referência nos gêneros diferentes do discurso)

 Atitude de curiosidade e falta de medo diante da língua escrita.



As dificuldades desnecessárias e seu papel discriminador



 O preconceito lingüístico é um dos mecanismos de discriminação, no interior da escola, com maiores conseqüências para as crianças. O que se está desprezando não é apenas a criança, mas o grupo social a que pertence. Além do mais, não adianta corrigir a fala de uma pessoa, porque ninguém pode mudar sua forma de falar por um ato de vontade individual (levamos a marca lingüística de nosso grupo social).

 As professoras constroem uma idealização de sua própria percepção de fala que cria distorções caricaturais.

 Não há prova empírica que permita concluir que é necessário ter um certo tipo de pronúncia para ter acesso à língua escrita.

 Métodos tradicionalmente obedecendo ao princípio de graduação –simples para o complexo, do fácil ao difícil.

 Concepção da aprendizagem como um processo cumulativo de informações.

 Escrita e leitura apresentadas fora de contexto; textos escolares, artificiais

 Desqualificação da produção escrita inicial. Diferente do que acontece no balbucio.



Produção de materiais:









É preciso distinguir três tipos de materiais:



1. materiais dirigidos aos professores. É preciso evitar a “receita culinária”;

2. materiais para ler ( e não para aprender a ler) – essenciais para a alfabetização.

3. materiais para alfabetizar –não só são desnecessários como contraproducentes. Para alfabetizar é necessário ter acesso à língua escrita. O material necessário é o que circula socialmente.



A atenção à população de 4 a 6 anos em relação à alfabetização



Políticas públicas: antecipação da iniciação da leitura e da escrita ou – posição oposta –evitou-se que as crianças entrassem em contato com a linguagem escrita.

Situação mais freqüente na América Latina:

Crianças que freqüentam a Educação Infantil em escolas públicas se limitam a realizar atividades de socialização e exercícios de caráter perceptivo-motor, enquanto as que freqüentam as escolas privadas e com altas taxas de matrícula, devem alfabetizar-se antes de terminar a Educação Infantil.



Deve-se ensinar a ler e escrever na pré-escola,ou não?



“Não se deve ensinar, porém deve se permitir que a criança aprenda.”

Não é obrigatório dar aula de Física, mas pode-se permitir que descubram algumas propriedades físicas elementares.



É possível dar múltiplas oportunidades para ver a professora ler e escrever, para explorar semelhanças e diferenças entre textos escritos, para explorar o espaço gráfico e distinguir entre desenho e escrita. Para perguntar e ser respondido. Para tentar copiar ou construir uma escrita. Para manifestar a sua curiosidade em compreender as marcas estranhas que os adultos põem nos objetos.



O objeto deve estar presente para que alguém possa elaborar conhecimento sobre o objeto.



Experiências alternativas de alfabetização de crianças



Objetivos da alfabetização:



a) Restituir à língua escrita o seu caráter de objeto social

b) Desde o início ( inclusive na pré-escola), aceita-se que todos na escola podem produzir e interpretar escritas, cada qual em seu nível.

c) Permite-se e estimula-se que as crianças tenham interação com a língua escrita, nos mais variados contextos.

d) Permite-se o acesso quanto antes à escrita do nome próprio.

e) Não se supervaloriza nem se subvaloriza a criança, supondo que desenvolverá de imediato a consciência fonológica, ou que nada saiba até que o professor lhe ensine.

f) Não se pede de imediato a correção gráfica nem ortográfica.



Formação dos professores:

 Realfabetização dos professores alfabetizadores;

 Professores usuários da língua escrita;

 Capacitação a partir da observação e do acompanhamento em serviço;

 Experiências críticas – pôr em crise as concepções anteriores.



Em países pobres, os objetivos de alfabetização devem ser mais ambiciosos. Alguém que não tem medo de pôr no papel suas próprias palavras é alguém que não tem medo de falar em voz alta.



2- Alfabetização de crianças e fracasso escolar – problemas teóricos e exigências sociais



 O analfabetismo dos pais está relacionado com o fracasso de seus filhos.

 Tendência geral à privatização – o Estado delega à sociedade as suas responsabilidades e retém somente aquelas de tipo assistencial,para os setores mais pobres..

 A mudança da concepção de alfabetização está condicionando os objetivos educativos colocados para a sociedade doconhecimento.



Alguns problemas teóricos vinculados à alfabetização



a) Os pré-requisitos como problema escolar – sempre vinculados à maturação;

b) Os pré-requisitos como problema teórico – o conhecimento das funções sociais da escrita é natural em crianças cujos pais são alfabetizados, mas não têm nada de natural nas outras. Estas precisam de oportunidades de interagir com eventos de escrita sociais. A escola tem esse papel.



Síntese



 Colocada como problema teórico, a questão dos pré-requisitos é de suma importância. Mas não na sua visão clássica, mas como conhecimentos prévios.

 Do ponto de vista construtivista, a identificação desses antecessores não leva a sugerir sua incorporação no currículo escolar.

 Necessidade de encontrar antecessores não pode justificar o uso de testes de maturidade, que funcionarão como instrumento de discriminação social.



A construção da escrita na criança



Pesquisa de Sofia Vernon:

 Relação parte-todo;

 A fonetização da escrita se inicia quando as crianças relacionam o escrito ao falado.

 As escritas alfabéticas iniciais deixam em suspenso tudo o que não é alfabético na representação alfabética de linguagem. Por isso, não se deve chamar sua atenção para os aspectos ortográficos da palavra.



Seqüência evolutiva:



Triciclo



O NADA

OR TRICICLO

ORF TRICICLO

Nenhum comentário:

Postar um comentário