"COMPARTILHAR É A MELHOR FORMA DE APRENDER" NESTE ESPAÇO TROCAREMOS IDÉIAS SOBRE: > > > EDUCAÇÃO ESPECIAL, LIBRAS > > > E MUITO MAIS....
sábado, 12 de outubro de 2013
Coletânea resgata as trajetórias escolares e de vida de alunos com deficiência que concluíram o ensino superior
Coletânea resgata as trajetórias escolares e de vida de alunos com deficiência que concluíram o ensino superior
Os relatos de 20 pessoas com deficiência que concluíram o ensino superior dão vida à coletânea Trajetórias escolares de alunos com deficiência, organizado pela educadora Katia Regina Moreno Caiado, lançamento da EdUFSCar. Os textos reunidos nesta coletânea são resultados da pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação-Educação Especial (NEPEDE’Es), da UFSCar e financiada pelo CNPq.
O trabalho teve como objetivos conhecer os percursos da vida de pessoas com deficiência que concluíram o ensino superior; estudar as disposições que promoveram o desempenho escolar no processo de escolarização da pessoa com deficiência – da educação básica à educação superior; e analisar a trama social que possibilitou a superação da deficiência enquanto fator de incapacidade e fracasso escolar.
Organizada em nove capítulos, a coletânea reúne textos que tiveram como base fontes orais, ou seja, relatos ou depoimentos orais registrados a partir de entrevistas, focadas em três eixos temáticos: contexto familiar, processos de escolarização e convívio social. Todas as entrevistas foram transcritas, lidas, relidas e debatidas até que emergiram as temáticas de análise que respondiam a uma das preocupações centrais do estudo: analisar as trajetórias individuais enquanto um fragmento, ou uma síntese, que conserva múltiplas e complexas determinações da vida humana.
Trajetórias escolares de alunos com deficiência é um importante referencial para a formação de professores, que poderão conhecer as nuances da vida de pessoas com deficiência que enfrentaram inúmeros desafios para concluir o ensino superior. A coletânea contribui para que os professores possam compreender seus alunos para além das deficiências que marcam seus corpos e impulsioná-los para a vida.
Sobre a organizadora – Katia Regina Moreno Caiado é formada em Pedagogia pela PUC de Campinas, com mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Educação pela USP. Atualmente é professora adjunta no Centro de Educação e Ciências Humanas, na Universidade Federal de São Carlos. Docente permanente no Programa de Pós Graduação em Educação Especial (campus São Carlos) e do Programa de Pós Graduação em Educação (campus Sorocaba).
Título: Trajetórias escolares de alunos com deficiência
Organizadora: Katia Regina Moreno Caiado
http://www.saocarlosoficial.com.br/noticias/
Fonte: São Carlos Oficial – NOTÍCIAS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário