O significado do Decreto 7611 assinado em 17/11/2011O significado do Decreto 7611 assinado em 17/11/2011: Agora, com o Decreto 7611 de 17/11/2011 (que revogou o decreto 6571 de 2008), não existe mais obrigatoriedade de matricular a criança em escola comum com AEE. Agora as escolas bilíngues e as classes bilíngues serão mantidas; a Libras será mantida como língua de instrução, sendo o Português como segunda língua. Com isso, as escolas bilíngues para surdos não mais poderão ser fechadas por falta do repasse do Fundeb. Isso dissipa, de vez, a ameaça de fechamento das escolas bilíngues para surdos. Vitória de toda a comunidade surda, e da comunidade educacional de ouvintes antenados com os achados em ciência da educação de surdos. Agora é importantíssimo fazer a segunda parte: Capacitar os professores de surdos a empregar sistemas como Visual Phonics e Cued Speech para produzir um salto na qualidade ortográfica da escrita da criançada surda, bem como na sua habilidade de leitura orofacial. No Bilinguismo pleno a criança surda deve ser imersa em Libras desde a mais tenra infância e aprender conteúdo escolar em Libras e, a partir do último ano da ed. infantil até o último ano do ensino fundamental, aprender Português não só pela rota do significado (usando Libras e seus morfemas para empreender a análise morfêmica da estrutura das palavras em Português e compreender sua estrutura) como também pela rota do código (ancorando os grafemas nos fanerolaliemas, com auxílio de Visual Phonics). Agora sim que o trabalho pode começar!
"COMPARTILHAR É A MELHOR FORMA DE APRENDER" NESTE ESPAÇO TROCAREMOS IDÉIAS SOBRE: > > > EDUCAÇÃO ESPECIAL, LIBRAS > > > E MUITO MAIS....
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Decreto 7611 assinado em 17/11/2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário