quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Linha do Tempo em Libras

Desde a vinda de portugueses para as terras descoberta de "Terras de Santa Cruz", houve a necessidade de se aprender uma nova lingua....


1500


- Chegada dos Portugueses ao Brasil e o Ensino Informal de Português como Língua Estrangeira

1549

- Início da Educação Formal no Brasil Durante o Período Jesuítico

- Os Línguas

1554

- Fundação de Escolas Jesuítas em São Paulo de Piratininga

1568

- Influências de Línguas Africanas no Português Falado

1576

- Plano de Estudos da Companhia de Jesus e os Cursos de Letras

1639

- Publicações de Gramáticas e Dicionários

1750

- A Proibição do Tupi e o Fortalecimento da Língua Portuguesa

1759

- O Alvará de 28 de Julho

1808

- Chegada da Família Real no Brasil

- O Ensino da Língua Francesa na Corte Imperial

1810

- Academia Real Militar

1837

- Colégio Pedro II

- Tradição de Ensino do Francês no Colégio Pedro II

1857

- Fundação da 1ª escola para surdos

1881

- Proibição do uso da Língua de Sinais no Brasil

1885

- A Aliança Francesa no Brasil

1889

- Ensino de Línguas Estrangeiras de Oficiais a Opcionais

1891

Francisco Campos

1896

- Avaliação do professor brasileiro A.J. de Moura sobre o oralismo

1923

- Fundação do Liceu Pasteur em São Paulo



1930

- Ministério da Educação e Saúde Pública



1931

- O Movimento Diretista de Ensino de Línguas no Brasil

- Criação dos Cursos de Letras no Brasil

- A Reforma Francisco de Campos

1934

- Curso de Língua e Literatura Francesa na USP

- Formação Francesa na USP

1935

- A. Carneiro Leão publica: "O Ensino das Línguas Vivas"

1942

- Reforma Capanema

1945

- Idel Becker: O Pioneiro do Ensino de E/LE no Brasil

1951

- 1º curso Normal para professores de Libras

1952

- Fundação do Jardim de Infância para crianças surdas

1953

- Criação do curso de Artes Plásticas para Surdos

1957

- INES passa-se a chamar Instituto Nacional de Educação de Surdos

1961

- LDB de 1961

1970

- Fundação da Associação de professores unversitários de Inglês (Abrapui)

- Primeiro Programa de Pós-graduação (stricto sensu) em Língüística Aplicada ao Ensino de Línguas

- Reforma Universitária na USP

1971

- Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 5692/71

1973

- Congresso de Francês (AUPELF)

1976

- Resolução 58/76 – resgate parcial do Ensino de Língua Estrangeira Moderna (LEM) na escola de 2º grau

1977

- 1ª defesa na Europa de dissertação com foco na abordagem comunicativa para o Ensino de LE no Brasil

1978

- 1º evento com foco no Ensino Comunicativo de línguas no Brasil

- Emenda Constitucional N° 12 que garante educação especial

- Limiar do ensino comunicativo de línguas no Brasil

1980

- A Criação do TESOL (Professores de Inglês a Falantes de Outras Línguas) e do Braz-TESOL

1981

- Publicações em LA

- Fundação da APEERJ

1985

- Fundação da APLIESP

1986

- Mestrado em Lingüística Aplicada - Divulgação dos estudos da Língua Americana de Sinais

- A Criação do TESOL (Professores de Inglês a Falantes de Outras Línguas) e do Braz-TESOL

1987

- Fundação da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS)

1990

- Fundação da ALAB – Associação de Lingüística Aplicada do Brasil

1992

- Fundação da SIPLE – Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira

1996

- Publicação da Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394

1996

- I ENPLE

1998

- Publicação dos PCNs 5ª a 8ª séries – Parâmetros Curriculares Nacionais

1999

- Congresso Latino Americano de Educação Bilíngüe para Surdos

2000

- Organização dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio

2001

- Treinamento inédito de professores surdos

2002

- Oficialização da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

2003

- I ELARCO - Encontro de Lingüística Aplicada da Região Centro-Oeste

2005

- Oficialização do ensino de língua espanhola nas escolas públicas brasileiras

- LIBRAS como disciplina curricular nos cursos de formação de professores

2006

- Seminário sobre LIBRAS como disciplina curricular

- Primeiro vestibular para Licenciatura em Letras - Libras

2007

- Associação de Professores de Francês do Rio de Janeiro (APFERJ)

- O Incentivo do Ensino da Língua Francesa nas Escolas da Rede Pública

- Professores de Francês da UnB

- Instituições Brasileiras de Ensino com o Idioma e Cultura da França na Base do Currículo Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário